sexta-feira, 3 de julho de 2009

KAJAL - Delineador Indiano

Para muitas de nós a maquiagem da novela “Caminho das Índias”, é apenas para se embelezar, mas na Índia essa maquiagem escura nos olhos não é utilizada apenas para enfeitar, é também uma forma cultural e medicinal.
Na Índia as mulheres utilizam o Kajal em vez de delineador. Até as crianças têm os olhos pintados de preto. Por que eles acreditam que a cor os protege do calor e da inveja. Bom, mais do que um acessório para a vaidade feminina, a maquiagem, na Índia, é um traço cultural, que carrega muita informação sobre a pessoa que a está usando.
Por exemplo, de acordo de como o rosto é pintado, é possível descobrir qual casta uma mulher pertence e se ela é casada ou solteira.
Como dizemos além de cultural o Kajal também é medicinal segundo os indianos, Portanto eles também usam para proteger os olhos.
O kajal original é feito de uma pasta de sândalo, óleo de rícino, ghee e fuligem/cinzas.Dizem também que protege os olhos da poeira, por que as ruas de lá são muito empoeiradas; e por esses motivos também é usado pelos os homens, crianças e bebês indianos.



Originalmente o Kajal indiano é em pó solto, que é aplicado com um palitinho, Mas também pode ser encontrado em bastão ou em pasta.


Pra quem for experimentar o kajal indiano.... TOME CUIDADO!!! Existem estudos de que muitas marcas de kajal vindo da Índia, África, Oriente médio, Irã e Paquistão, que são extremamente tóxicos, pois possuem altos níveis de chumbo.

Uma curiosidade bacana é que o kajal surgiu na Índia para proteger os olhos contra o tempo seco e as tempestades de areia. No início, a mistura era feita de fuligem retirada do fundo de panelas e óleos especiais. Isso se transformava em uma cola que era aplicada ao redor dos olhos e, minutos depois, era possível ver pequenas linhas que se formavam para proteger os olhos de areia e pequenas sujeiras trazidas pelo vento.